LINHAS DE PESQUISA
FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO AO DESENVOLVIMENTO
Objetiva a caracterização de comportamentos típicos ou desadaptados de etapas específicas do desenvolvimento; a identificação de variáveis preditoras e a eficácia de intervenção sobre dificuldades próprias de etapas do desenvolvimento.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E INDICADORES EM SAÚDE MENTAL
Objetiva o desenvolvimento, adaptação e validação de instrumentos de avaliação em Saúde Mental, além do estudo de indicadores de saúde mental na população em geral ou em grupos específicos e de funcionamento dos serviços de atenção à Saúde Mental.
NEUROBIOLOGIA DOS TRANSTORNOS MENTAIS
Objetiva a investigação dos substratos neurais dos transtornos psicóticos, de ansiedade, de humor e relacionados ao uso de substâncias, tanto em pacientes como em voluntários sadios, com ênfase na esquizofrenia, nos transtornos psicóticos associados à epilepsia e ao uso de substâncias psicoativas, nos transtornos obsessivo, compulsivo, do pânico, de ansiedade social e generalizada, na depressão maior e nos transtornos relacionados ao uso de álcool e ao trauma. Utiliza-se de diferentes técnicas de investigação, entre elas: psicológicas, fisiológicas, farmacológicas e estudos de neuroimagem.
NOVAS ABORDAGENS TERAPÊUTICAS PARA O TRATAMENTO DOS TRANSTORNOS MENTAIS
Objetiva a investigação de novas abordagens farmacológicas e psicológicas para o tratamento de transtornos psicóticos, de ansiedade, de humor e relacionados ao uso de substâncias. Utiliza-se de diferentes técnicas de investigação (psicológicas, fisiológicas, farmacológicas e estudos de neuroimagem), com ênfase na pesquisa experimental e clínica com canabidiol, oxitocina, ayahuasca, ibogaína, entre outros, além de intervenções psicológicas/psicossociais.